Quando pensamos em relacionamento imediatamente pensamos na relação de confiança entre duas pessoas, certo!?
Porém, a verdade é o elemento mais básico desta relação, seja um casal, ou um grupo de amigos. E é exatamente na ausência dessa pequena palavra que reside "todo o mal"!
Aprendemos, desde cedo, a mentir por "educação"... É verdade! Aprendemos com nossos pais a não reclamar dos apertões na bochecha, dados por tias irritantes. Crescemos guardando para nós comentários que não "agradariam" os adultos e a dizer que estava tudo bem quando nos perguntassem "como vai (?)" (li isso certa vez e percebi que faço isso até hoje! - rs). É incrível como tornamos comum a cultura da "mentirinha".
O problema é que a coisa ficou crônica. Mentimos por educação, para não "magoar", para não gerar conflitos (?) e para não precisar explicar melhor alguns posicionamentos. E somos bons nisso. Tão bons que, muitas vezes, acreditamos em nossas próprias mentiras e, mesmo depois de desmascarados, continuamos uma luta pela razão.
É preciso aprender uma dura lição:
"A conquista da razão consiste em compartilhá-la". (Rafael Giuliano)
São as pequenas "mentirinhas" na relação entre duas pessoas que pode minar toda a confiança e, ainda, causar verdadeiras catástrofes! Coisas do dia a dia que se tornam uma verdadeira "Bola de Neve", arrasando a fé um no outro.
"Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda nossa vida". (Gandhi)
Parece incrível, mas nosso desafio hoje é sermos nós mesmos. Não saindo, simplesmente, falando o que der na telha, mas procurando dizer a verdade. Isso pode não apenas garantir que sua relação seja sadia, mas também elimina riscos como o de sair correndo com o carro para "salvar" uma situação que já está perdida (ok, ok, conto essa história qualquer dia desses).
Fica aqui o desafio: procure ser mais assertivo, fale a verdade (sem doer...), não de maneira "curta e grossa", mas de forma direta e objetiva, por que melhor do que eu te amo é demonstrar isso através de atos de respeito e compromisso com a outra pessoa.
Aproveite a vida a dois, em grupo ou mesmo sozinho, lembre que "mentir para si mesmo é sempre a pior mentira", como já diria nosso Renato Russo.
Abraços...
Nenhum comentário:
Postar um comentário