Nunca vou esquecer das célebres palavras de minha mãe quando, após a morte de meu pai lhe perguntaram "Quem vai cuidar de você agora!?", e ela respondeu: "Eu mesma, oras!!!".
Por um segundo a frase soou como algo amargo, quase uma defesa, mas não. Era apenas a constatação óbvia, a de que durante toda uma vida casa, ela nunca deixou de cuidar de si mesma. Passou anos ao lado de outra pessoa, com quem somou e dividiu, tanto conquistas, quanto perdas. Mas nunca deixou de cuidar de si mesma!
Estou caminhando para minha nova fase, agora, 3.1! Falta uns dois meses ainda, mas estou adiantando o trabalho com o "balanço"! (risos). Então, comecei a avaliar alguns pontos. Gosto de ponderar sobre as vidas que influenciei, de maneira positiva.
2010 foi um ano fantástico! Os números não mentem e deixariam qualquer anjo da guarda com inveja. Perdi a conta de quantas sessões de aconselhamento, horas ouvindo, com sinceridade. Muitos "puxões de orelha", palavras de apoio, algumas ligações para articular algo, conseguir uma bolsa, conversar com a namorada ou o chefe, tudo para mostrar às pessoas que sempre há outro jeito... uma saída, uma alternativa. A vida é boa, do jeitinho dela. Nós é que complicamos um pouco além da conta, de vez enquando!
E no final das contas, descobri que havia feito muito pouco disso para mim mesmo!
O importante quando se chega a esta conclusão é não se arrepender!!! Você precisa lembrar do prazer que teve quando realizou cada uma destas "boas ações", porque, cá entre nós, a gente não gosta só de ser bom, a gente curti muito ser melhor que os outros!!! (como diria minha mãe!).
E, se como eu você ficou indignado por não ter recebido toda esta atenção de alguém (ou alguéns!!!), está na hora de você arregaçar as mangas e "fazer pela vida"! (advinha de quem é esta frase! - rs)
Certamente, vão lhe chamar de egoísta no primeiro não (necessário, não por vingança, mas importante para que você tenha tempo para você mesmo)! Dirão que você é individualista quando não estiver disponível. Mas tudo bem, diga apenas que você não é nada disso. E que apenas está cuidando de alguém muito importante, ao menos para você. E se perguntarem, divirta-se, dê dicas, fale do que essa "pessoa de quem você está cuidando" gosta, curte... ama!!!
Se alguém não compreender de quem você está falando, então também será hora de rever o conceito de amizade!!!
Rafael,
só alguém cuidando do próprio nariz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário